Chevrolet Impala


Hoje irei começar uma seqüência de postagem dos clássico MuscleCar que marcaram e marca época ate hoje.

Aproveitando a grande audiência do seriado SuperNatural,vou começar a seqüência de postagem com o Chevrolet Impala (Chevy Impala).

E vamos logo falando da sua motorização que começa com 135cv e vai até impressionantes 430cv originais de fábrica no ano de 1963.

Motor: 6 cilindros em linha, 3,8 litros; V8 de 4,6, 5,7 ou 6,7 litros

Potência: 135 cv a 4 000 rpm (6 cilindros) / 170 cv a 4 200 rpm (V8 4.6) / 250 cv a 4 400 rpm a 350 cv a 6 000 rpm (V8 5.7) / 380 cv a 5 800 rpm (V8 6.7)

Câmbio: manual de 3 (com sobremarcha opcional) ou 4 marchas, automático de 2 ou 3 marchas

Carroceria: sedã de 2 ou 4 portas, sedã hardtop de 4 portas, cupê hardtop e conversível

Dimensões: comprimento, 531 cm; largura, 195 cm; altura, 139 cm; entreeixos, 302 cm

0 a 100 km/h: 0 a 96 km/h em 7,3 segundos e 201 km/h (SS 409 de 1962, com V8 de 380 cv)

Mais de 5,3 metros de comprimento, 145 a 280 cv de potência, carroceria hardtop ou conversível, seis lanternas circulares... Com essas características e um vasto catálogo de equipamentos, a linha Bel Air 1958 incluía o superior Bel Air Impala para coroar o aumento das dimensões nos novos Chevrolet - o nome Impala vinha de um carro-conceito de 1956. A marca começava a se render ao gigantismo e ao excesso de cromados que assolavam Detroit.

O Impala oficializava que tamanho era documento, e que devia ser acompanhado por mais vigor. Os Chevrolet estreavam um V8 de bloco grande, com 5,7 litros e 250 ou 315 cv. Molas helicoidais traseiras aposentavam o feixe de molas. A extravagância era notada também no desenho, com faróis duplos. Tinha lanternas triplas, que se tornariam símbolo do modelo. Até logotipo das bandeiras (como no Corvette) ele tinha para acompanhar a figurinha do antílope que lhe serviu de batismo. Havia os V8 de bloco pequeno de 185 e 230 cv, mais o seis-cilindros de 145 cv.

Para 1959, o Impala abandonava seu vínculo com o Bel Air, que passava a ser uma série intermediária, acima do Delray e o Biscayne. O Impala se tornava o topo-de-linha. Na prática, só havia dois Chevrolet de passeio: o full-size (tamanho grande) - dividido por séries com variações de acabamento - e o Corvette. O modelo 1960 receberia desenho simplificado e nova gama de motores que, chegava a 335 cv. E foi a linha 1961 que inaugurou a vertente esportiva do Impala, com o pacote SS, para o cupê e o conversível, com câmbio manual no assoalho, conta-giros e reforços de suspensão, chassi e freios. Podia vir com bancos dianteiros individuais ou o novo V8 6.7 de 360 cv.

A partir daí a Chevrolet só manteve a fórmula. Fazia atualizações anuais de estilo e vitaminava seus V8. O Impala 1962 ganhou estilo mais comedido, o cupê perdia o desenho "bubbletop" das colunas traseiras (que pareciam formar uma

bolha) por traços retos e formais. Dos 1,4 milhão de Chevrolet grandes vendidos naquele ano, 50% eram Impala.

O leque dos V8 para 1963 chegava a 430 cv, mas com espaço para um seis-cilindros de 3,8 litros e 140 cv, semelhante ao do nosso Opala 1968. Um ano depois o SS era promovido de pacote a uma série própria. Já na linha 1965 os contornos curvos do Impala faziam alusão à garrafa da Coca-Cola, especialmente se fosse o cupê, com seu estilo fastback.











Agora era o sedã que dispunha de um pacote próprio, o Caprice, com itens de luxo. Foi o nome que a Chevrolet usou para dissolver um mito, na esperança de criar outro, como fizer a com o Bel Air em 1958. Em 1966 o Caprice se tornou a série superior dos Chevrolet grandes. Uma nova geração de full-size veio em 1971 e outra em 1997.

Abaixo do Caprice, o Impala mantinha-se como um confortável e comportado carro grande. Seu nome durou até 1985, mas voltou de 1994 a 1996 num Impala SS com um V8 5.7 de 260 cv. O maior dos Chevy voltou a se chamar Impala em 2000 e hoje dispõe de motores V6 e V8. Entretanto, por mais que o nome Impala conste no catálogo da Chevrolet, o mito por trás dele continua a pertencer exclusivamente ao início dos anos 60.

4 comentários:

  1. Meus parabens,gostei muito, continue colocando mais fotos e informações...
    Esse impala 58, nao tem nada de melhor..lindo mesmo..
    meu pai teve um quase novo....era o carro do momento na época....nao era conversivel..
    Srgio Ary

    ResponderExcluir
  2. continue assim esses sao carros de verdade

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo vc poderia me passar fotos no meu email de quantos impala vc tiver,eu adoro esses carros,
    meu email cidobrentan@gmail.com

    desde ja agradeço ok.
    boas festas

    ResponderExcluir
  4. o impala do Dem no seriado sobrenatural é um modelo classico e muito conhecido por conta do seriado e adimirado por muitos coleçionadores, e um belo modelo sem duvida.

    ResponderExcluir