Ford Mustang









O Ford Mustang é um automóvel esportivo produzido pela Ford Motor Company. Inicialmente, era uma variante do Ford Falcon. O carro começou a ser produzido em Dearborn, Michigan no começo de 1964 e apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World's Fair. O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóvel da Ford. O nome "Mustang" é inspirado no caça da II Guerra Mundial, P-51 Mustang. O Mustang possuí muitas versões especiais limitadas. Na verdade, foram criadas mais versões limitadas do que versões de produção em série.
1ª Geração (1964-1973)
Mustang de 1964.
Produzido Lançado em Abril de 1964 já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os gostos, poderia vir equipado com um modesto motor V6 de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback, com forte apelo desportivo. Não houve mudanças significativas para o ano de 1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 o Mustang já sofreu a primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969 e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa).
Os anos de 1971, 1972 e 1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira geração. Sofreram forte influencia das leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang aumentou quase 15 cm e ficou 250kg mais pesado e já não contava com motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos 60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico, porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.

2ª Geração (1974-1978)

Modelos: 2 portas Cupê nas versões Standard ou Ghia, 3 portas Hatchback nas versões Standard ou Mach-1. A partir de 1974 até 1983 a Ford não produziu Mustang model conversível. Motores utilizados: I4 de 2,3 L, V6 de 2,8 L ou V8 de 5,0 L a partir de 1975.
Versão SVT Cobra (1993) (disponivel apenas com cambio manual)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas
Cobra e Cobra R V8 5.0 SOHC - 238CV (235hp) (cambio manual de 5 marchas)
Velocidade maxima: 235 km/h

4ª Geração (1994 - 2004)


Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas
Opções de acabamento de 1994 - 2001: basica (todas as versões com motor V6), GT (só com a motorização V8)
GTS (produzido apenas em 1995, com o mesmo motor do GT e apenas na carroceria coupe com cambio manual)
Opções de acabamento de 2002 até 2004:
Basico V6
Deluxe V6
Premium V6
GT basico
GT Deluxe
GT Premium
Opções de motorização:
3.8 V6 12v SOHC - 147 cv (145hp) a 4000 rpm (1994 - 1995)
Velocidade maxima: 190 km/h (cambio manual); 180 km/h (cambio automatico)

3.8 V6 12v SOHC - 152 cv (150hp) a 4000 rpm (1996 - 1998)
Velocidade maxima: 195 km/h (cambio manual); 185 km/h (cambio automatico)

3.8 V6 12v SOHC - 193 cv (190hp) a 5250 rpm (1999 - 2000)
Velocidade maxima: 215 km/h (cambio manual); 205 km/h (cambio automatico)

3.8 V6 12v SOHC - 196 cv (193hp) a 5500 rpm (2001 - 2004)
Velocidade maxima: 217 km/h (cambio manual); 207 km/h (cambio automatico)

GT 5.0 V8 16v SOHC - 218 cv (215hp) a 4200 rpm (1994 - 1995)
Velocidade maxima: 225 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)

GT V8 4.6 16v SOHC - 218 cv (215hp) a 4400 rpm (1996 - 1997)
Velocidade maxima: 225 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)

GT V8 4.6 16v SOHC - 228 cv (225hp) a 4750 rpm (1998)
Velocidade maxima: 230 km/h (cambio manual); 220 km/h (cambio automatico)

GT V8 4.6 16v SOHC - 264 cv (260hp) a 5250 rpm (1999 - 2004)
Velocidade maxima: 240 km/h (cambio manual); 230 km/h (cambio automatico)

Câmbio: Manual 5 marchas / automatico 4 marchas (opcional)
Versão SVT Cobra (1994 - 2004) (disponivel apenas com cambio manual)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas

SVT Cobra V8 5.0 16v SOHC - 243cv (240hp) (94 - 95) (cambio manual de 5 marchas)
Velocidade maxima: 238 km/h
SVT Cobra R V8 5.8 16v SOHC - 304cv (300hp) (1995) (cambio manual de 5 marchas)
Velocidade maxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 309cv (305hp) (96 - 98) (cambio manual de 5 marchas)
Velocidade maxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 324cv (320hp) (99 e 2001; em 2000 não foi produzido o SVT) (cambio manual de 5 marchas)
Velocidade maxima: 253 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 395cv (390hp) (2003 - 2004; cambio manual de 6 marchas)
Velocidade maxima: 275 km/h
SVT Cobra R V8 5.4 32v DOHC - 390cv (385hp) (2000; cambio manual de 6 marchas)
Velocidade maxima: 273 km/h
5ª Geração (2005 - Atualmente)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas
Opções de acabamento 2005 - 2010 (disponiveis a ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
DeLuxe V6
GT basico
GT Premium
GT DeLuxe
Opções de acabamento a partir de 2011 (disponiveis a ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
GT basico
GT Premium

Opções de motorização:
4.0 V6 12v SOHC (2005 - 2010) - 213cv (210hp) a 5300 rpm
Velocidade maxima: 220 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)

3.7 V6 24v DOHC a partir de 2011 - 309cv (305hp) a 6500 rpm
Velocidade maxima: 250 km/h (cambio manual); 250 km/h (cambio automatico)

GT 4.6 V8 24v SOHC (2005 - 2009) - 304cv (300hp) a 5750 rpm
Velocidade maxima: 250 km/h (cambio manual); 245 km/h (cambio automatico)

GT 4.6 V8 24v SOHC (2010) - 319cv (315hp) a 6000 rpm
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente (cambio manual e automatico)

GT 5.0 V8 32v DOHC a partir de 2011 - 407cv (402hp) a 6500 rpm com combustivel comum
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente (cambio manual e automatico)

GT 5.0 V8 32v DOHC a partir de 2011 - 418cv (412hp) a 6500 rpm com combustivel premium
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente (cambio manual e automatico)

Cambio 2005 - 2010: Manual 5 marchas / automatico 5 marchas (opcional)
Cambio a partir de 2011: Manual 6 marchas / automatico 6 marchas (opcional)
Mustang Shelby GT500 (2005 - 2007)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas

Opções de motorização:
5.4 V8 32v DOHC - 456cv (450hp)
Cambio: manual de 5 marchas
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente
Mustang Shelby GT500 (2008 - 2009)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas

Opções de motorização:
5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 507cv (500hp)
Cambio: manual de 6 marchas
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente
Mustang Shelby GT500 (a partir de 2010)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas

Opções de motorização:
5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 547cv (540hp)
Cambio: manual de 6 marchas
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente
Versão especial limitada: Mustang Shelby GT500KR (2008 - 2009)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas

Opções de motorização:
5.4 V8 32v Supercharger DOHC - 547cv (540hp)
Torque de 70,5 kgm.
Cambio: Manual de 6 marchas
Velocidade maxima: 250 km/h limitado eletronicamente
Apenas 1000 Unidades Foram Produzidas em 2008, e 571 unidades em 2009
Foi usado no filme e na série A Nova Supermáquina.

8 comentários:

  1. Gente, ele botou o link errado.. da uma olhada la em cima a esquerda ki tem o chevrolet impala....

    ResponderExcluir
  2. ótima matéria pois fala de um dos maiores ícones da história automobilística, mas realmente o agregador mostrava uma outro titulo e por isso esperavamos ler sobre o impala. por isso a galera ta revolt ai

    ResponderExcluir
  3. http://www.monstersuspensoes.com.br/

    Amortecedores Esportivos

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe qual eh o modelo do mustang da terceira foto ?
    Queria comprar um antigão mas os preços aqui são absurdos por causa dos impostos.

    ResponderExcluir
  5. Luis o modelo é o mesmo da segunda foto,ano 1969
    está diferente porque recebeu alterações tuning.No Brasil os modelos de Mustang mais "em conta" é os dos anos 1975 á 1996.pesquise no mercadolivre e ira verificar.

    ResponderExcluir
  6. Vlw, sempre tive vontade de ter comprar um muscle car. Um mustang, camaro ou Charger. Mas não os novos modelos e sim os antigos, de 1960, 1970. Só que aqui são considerados raridades e são muito caros.

    ResponderExcluir
  7. è no Brasil sao muito caros,mas o Maverick e o Dodge Dart,até mesmo o Charger nacional,são boas alternativas de muscle car.Onde se acha modelos com motorização V8 em bom estado por até R$ 25mil reais.

    ResponderExcluir