Chevrolet Astra é um carro médio produzido pela Chevrolet no Brasil. Atualmente o carro é produzido exclusivamente com motor 2.0 bicombustível de 133 cavalos de potência, quando abastecido com gasolina, e 140, ao usar álcool. Ele vem sendo produzido no Brasil desde 1998.
O carro tem versões hatch e sedan, situando-se acima do Corsa e abaixo do Vectra. Atualmente o carro já é comercializado numa nova geração no mercado Europeu, onde é fabricado como Opel Astra e Vauxhall Astra (para países com direção do lado direito como Inglaterra, Japão e África do Sul) pelas subsidiárias européias da General Motors, a Opel e a Vauxhall. Nos Estados Unidos, o carro é vendido como Saturn Astra.
Em setembro de 2007 foi lançado no Brasil um novo modelo derivado do Astra europeu, com o nome de Vectra GT. O desenho traseiro do modelo é semelhante ao europeu, com a frente do atual Chevrolet Vectra nacional, que foi projetado no Brasil como uma versão sedã do Astra europeu (e que será agora lançada no Leste do Continente como Opel Astra Sedan). Compartilhará também a plataforma e conjunto motriz com o Vectra nacional, herdados da atual linha Astra e Zafira.
História
1995 - Utilizava o motor 2.0. Único ano em quando modelo foi importado da Bélgica. Lançado também na versão perua (station wagon).
1998 - Início da produção pela Chevrolet do Brasil. Lançado nas versões GL 1.8 8V e GLS 2.0 8V e GLS 2.0 16V nas carrocerias hatch três portas e sedan quatro portas. Uso da direção eletrohidráulica.
2001 - Lançada a versão Sport 2.0 8V e repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. A versão GL ganha calotas e conta-giros. Fim da direção eletrohidráulica.
2002 - Lançada a série Sunny, a versão CD 2.0 8V e CD 2.0 16V. O câmbio automático estava disponível na versão CD 2.0 8V.
2003 - O modelo sofre a reestilização; lançada a versão GSi com motorização 2.0 16V, com 136 cv, com a opção de cinco portas para o hatchback. Fim da produção com motor 1.8 à gasolina, foi adotado o motor 1.8 à álcool para frotistas
2004 - Uso do motor flexpower bi-combustível, com motor 2.0 8V à álcool ou à gasolina. Lançadas as novas versões: Comfort, Elegance e Elite. Uso do motor multipower, movido à gás natural veicular (GNV), álcool ou gasolina. Lançada a versão Advantage, hatch, 3 portas.
2005 - Fim da versão GSi com motor 2.0 16V à gasolina. Em novembro foi lançada a versão SS 2.0 8V flexpower.
2006 - A versão Advantage passa a vir também nos modelos de 4 portas Sedan ou 5 portas hatch. Último ano da versão "Comfort".
2007 - Término da produção das versões hatch de 3 portas. É também o último ano das versões "Elite" e "Elegance" (as mais luxuosas).
2008 - Descontinuação da versão "SS", com alguns de seus acessórios (rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio) sendo oferecidos como "kit esportivo" para o Advantage Hatch.
2009 - Novo motor 2.0 Flexpower com 133cv (gasolina) e 140cv (álcool), apresentado o modelo 2010 do Astra, com muitos equipamentos do Vectra, se aproximando mais ainda deste.
Sucessor
Em maio de 2007 a GM anunciou o lançamento do Vectra Hatchback 2007, modelos GT e GT-X, que veio substituir as versões mais caras do Astra, o qual perderá a versão duas portas e as versões Comfort, Elegance e Elite. Desta forma, seguirão sendo produzidas apenas as versões hatch e sedan de quatro portas na versão Advantage.
Para 2011 é esperada uma mudança na linha. Chegará uma segunda versão do Astra (baseada no Opel Corsa europeu), ou então sairá de linha o Astra, subindo-se o padrão do Corsa, que pode ser substituído pelo Chevrolet Aveo, para ocupar o espaço de segundo carro da marca, já que também é esperada para a linha 2010 o fim de produção do Classic.
Mercado
O Astra tem um interior clássico que quase não sofreu mudanças de 1998 até hoje no Brasil. Uma das únicas mudanças foi nos mostradores do painel, que passaram a ter fundo branco. Na Europa o interior do Astra é bem semelhante ao do Chevrolet Vectra do Brasil. A transmissão é oferecida nas versões automática ou manual. Desde 2010, o Astra incorporou desde sua versão básica itens restritos as antigas versões de luxo (acabamento em veludo, ar-condicionado digital, rodas aro 16 e retrovisor eletrocrômico). O motor continua sendo o antigo 2 litros com 2 válvulas por cilindro, mas alterações mecânicas elevaram sua potência para 140 cv utilizando-se álcool e 133 cv com gasolina. O modelo tem entre seus detratores a crítica pelo design defasado, com apenas um face-lift em 12 anos, além de um motor ainda mais antigo. Já seus entusiastas consideram essa desatualização irrelevante, por ela não sinificar desvantagem prática do produto e ainda propiciar um preço competitivo. A longa sobrevida Astra explica-se por isso: trata-se de um veículo médio concorrendo em preço com veículos compactos, mais atualizados, porém inferiores em termos dinâmicos e de habitabilidade. Assim, o Astra ainda encontra um bom mercado nos consumidores menos passionais, que priorizam custo-benefício.
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Apesar de nao sofrer uma reestilização a anos, o astra é um carro que até hoje chama a atenção por onde passa , e quando comparado suas qualidades (beleza, cambio/motor, economia, estabilidade e preço) com carros atuais, percebe-se rapidamente o quanto o carro ainda é ótimo. Mas para conseguir enchergar todos esses quesito só quem tem um (como eu) ou quem já teve.
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