Sua plataforma é a mesma da primeira geração do Chevrolet Corsa.
História
O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas menos abastadas com linhas atraentes e custo de manutenção baixo. Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no estado do Rio Grande do Sul. A inauguração da fábrica contou com a presença do então presidente Fernando Henrique Cardoso. O veículo agradou o consumidor brasileiro. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do pequeno carro. Até dezembro de 2005 haviam sido comercializadas 560 mil unidades.Para um automóvel de pequeno porte, o Celta se sai muito bem no trânsito urbano, pois além de pequeno é um carro econômico, prático e tem um desempenho interessante para um automóvel de 1000 cilindradas que pesa em torno de 800 kg, com excelente aceleração, graças ao seu câmbio com relações de marcha bastante curtas. Por ser um veículo direcionado seu interior e acabamento são simples. A caixa de direção é bastante leve por girar uma volta a mais que a maioria dos automóveis normais.
O modelo
O modelo foi concebido unindo traços da segunda geração do Chevrolet Vectra com o estilo hatchback do Corsa 2 portas. A primeira motorização do veículo foi herdada do Corsa 1.0 Wind. O painel da primeira geração do veículo possui um velocímetro analógico mas o marcador de combustível e hodômetro são digitais ao contrário do Corsa de primeira geração, cujo painel é totalmente analógico. O Celta foi concebido e desenvolvido integralmente no Brasil. Em 2003 foi lançada a opção 1.4L com 85cv e o kit de acessórios off-road em 2005, disponível para todas as versões, e podendo ser instalado inclusive em exemplares já usados. Em junho de 2005 o motor 1.0 foi convertido para motor flex que funciona com qualquer mistura de gasolina e etanol. Em meados de 2002 a GM alterou a motorização da versão 1.0 mpfi (60cv) para a 1.0 VHC (Very High Compression - 70cv), em 2005 o VHC FlexPower (70cv a gasolina ou álcool) e em 2009, novamente, a GM alterou a motorização para 1.0 VHCE (77 cv a gasolina e 78 cv a álcool).Pós Reestilização


Versões
- LIFE: É a versão de entrada. Traz itens como tacômetro (conta-giros), termômetro do motor, relógio digital, indicação de revisão programada, para-choques sem pintura e rodas de 13 polegadas. Como opcionais se extendem o limpador/desembaçador/lavador do vidro traseiro e ar-condicionado.
- SPIRIT: Inclui protetor do motor, parachoques na cor do veículo, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro passam a ser de série, e há a opção de se instalar a direção hidráulica.
- SUPER: Rodas de 14 polegadas, iluminação do painel central e de instrumentos em tom verde, inúmeros detalhes imitando aço escovado, bancos com novas padronagem e um acabamento de melhor qualidade, incluindo tecido nas portas. Maçanetas externas também na cor do veículo.
Geração 4
Versões da geração 4- LS: Tem duas versões, 2 ou 4 portas, com motor 1.0 VHCE Flexpower, para - choque na cor do veículo, nova grade frontal e interior renovado, com novos controles de ventilação e ar - condicionado, e painel com novo grafismo e iluminação "Ice Blue".
- LT: Versão mais completa do modelo com 4 portas. Possui como principais itens de série: ar quente, protetor de cárter, desembaçador traseiro, acabamento especial na cor prata ("Matt Chrome"), entre outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário