Fiat Marea

O Fiat Marea é um modelo de automóvel da montadora Fiat.


História

A história do Fiat Marea (e dos carros que foi derivado,os Fiat Bravo e Brava) começou em 1991 na Europa,ainda com o Tempra em produção naquele continente. O Marea ganhava seus primeiros traços, com Mauro Basso desenhando o sedã e Antonio Piovano crianda a versão Weekend. Estes esboços já denunciavam alguns traços definitivos no carro final, como as formas arredondadas, os faróis de perfil baixo, e as lanternas traseiras nas colunas, presentes na Weekend.

Estavam trabalhando no carro os centros de estilos da Fiat e institutos italianos, entre eles, ItalDesign. Após a definição das linhas, criadas simultaneamente pelos estúdios italianos e os centros de Design da Fiat, o carro era lançado na Europa no ano de 1996. Neste ano, já haviam sido feitos testes do veículo no Brasil, e seu lançamento no mercado brasileiro ocorreu em Maio de 1998, tendo o Tempra ainda em produção até o fim daquele ano. O Brava só veio em 1999. Em 2002, o Fiat Stilo tirava o Brava (e o Bravo, na Europa) de linha, e era uma questão de tempo para que o Marea Weekend desse lugar à Stilo MultiWagon na Europa. O Brava durou pouco junto com o Stilo, e em 2003 já não era mais produzido no Brasil. O Marea e sua versão Weekend persistiam na linha de montagem (já com a adoção das novas lanternas triangulares no sedã). Também em 2002 a versão HLX passou a ser oferecida a opção de cambio automático fornecido pela GM. De origem japonesa, era o mesmo cambio da linha GM (Astra, Vectra, Meriva e Zafira) e de mesmo projeto do Toyota Corolla. A partir de do segundo semestre de 2003 a versão HLX passou a ser oferecido apenas com este cambio e motor 2.4 20v, enquanto a ELX abandonava o motor 2.4 20v e passara a ser fornecida apenas com o motor 1.8 16v e cambio manual.

Em 2005, como modelo 2006, como tentativa de atrair seu público novamente, ganhou retoques estéticos, como molduras de faróis e grades cromadas, e o uso da tecnologia Bluetooth entre seus atrativos. Mas isso não bastou, e após julho de 2007 sobrou apenas a versão 1.6 16V, com as outras versões mais potentes retiradas de linha. No fim desse ano, restavam os últimos Marea e Marea Weekend, até que sumissem completamente das lojas, deixando apenas saudades do carro confortável e de bom desempenho (foi o carro mais potente do Brasil em sua versão Turbo) e até hoje é o carro mais rápido ja fabricado no Brasil, citando como exemplo o 0 a 100 em 7,2 segundos e maxima de 227km/h.

Foi o primeiro carro fabricado com motor 5 cilindros Five-Tech no Brasil. Posteriormente, o motor 2.4 20V foi emprestado ao Fiat Stilo Abarth.

Em 2007 o Marea saiu de linha no Brasil dando lugar ao Fiat Linea.

Motores e versões

Foi oferecida uma vasta lista de motores e versões ao longo do tempo, sendo que cada versão tinha um certo motor.


Sedan: 1998

Marea HLX 2.0 20V.

Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*.

1999 - 2000

Marea HLX 2.0 20V.

Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*.

Marea Turbo 2.0 20V

2001 - 2004

Marea SX 1.8 16V.

Marea ELX 2.4 20V.

Marea HLX 2.4 20V.

Marea Turbo 2.0 20V.

2005 - jul/2007

Marea SX 1.6 16V.

Marea ELX 1.8 16V.

Marea HLX 2.4 20V.

Marea 2.0 20V Turbo.

2007 - fev/2008

Marea SX 1.6 16V.


Weekend:

1998

Marea Weekend HLX 2.0 20V.

Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V*.

1999 - 2000

Marea Weekend HLX 2.0 20V.

Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V*.

Marea Weekend Turbo 2.0 20V.

2001 - 2004

Marea Weekend SX 1.8 16V.

Marea Weekend ELX 2.4 20V.

Marea Weekend HLX 2.4 20V.

Marea Weekend Turbo 2.0 20V.

2005 - 2006

Marea Weekend SX 1.6 16V.

Marea Weekend ELX 1.8 16V.

Marea Weekend HLX 2.4 20V.

Marea Weekend 2.0 20V Turbo.

2006 - jul/2007

Marea Weekend SX 1.6 16V.

Marea Weekend ELX 1.8 16V.

Marea Weekend HLX 2.4 20V.

Marea Weekend 2.0 20V Turbo.

jul/2007 - fev/2008

Marea Weekend SX 1.6 16V.


Motores:

Todos estão em ordem de lançamento.

2.0 20V, 142 cv.

*2.0 20V, 127 cv(com redução de potência, devido a reprogramação da ECU e mudança de enquadramento dos comandos mediante nova programação do variador de fase, para baratear o imposto)


2.0 20V Turbo, 182 cv(com turbocompressor Garrett TB28/10, com 0,8 BAR medio - Over boost eletronico de 1,2 Bar em 2750 RPM, pressão final á 6000 RPM 0,4 BAR)


1.8 16V, 132 cv.


2.4 20V, 160 cv.


1.6 16V, 106 cv.

Versões x Motores

1998

SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

1999

SX e Weekend SX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2000

SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2001

SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.0 20V ou 2.4 20V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2002

SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual ou automatica.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2003

SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, automatica..

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2004

SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2005

SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2006

SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.

ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.

Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2007 até Julho

SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.

HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V

Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

Julho de 2007 á Fevereiro de 2008

SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.

Fiat Punto

Fiat Punto é um modelo de automóvel compacto da marca Fiat. Na Europa existem os modelos Punto e o Grande Punto.

Não se deve confundir o Punto europeu (das mesmas dimensões do Fiat Palio) com o modelo brasileiro, conhecido como Grande Punto na Europa (foto). O Punto é o sucessor do Uno nos países desenvolvidos e surgiu no final de 1993, em 2005 surgiu o Grande Punto (Europa), desenhado por Giorgetto Giugiaro, para suprir uma lacuna entre o Punto e o Stilo, no período do frustrado acordo industrial entre GM e Fiat.

Em agosto de 2007 o Grande Punto foi lançado no Brasil com tecnologia bicombustível. Seus concorrentes diretos são o francês Citroën C3 e o alemão Volkswagen Polo.

Em 2005/2006 chegou a ser o carro mais vendido da Europa e, ao lado do Bravo (sucessor do Stilo) e do recém lançado Cinquecento (Fiat 500) são responsáveis pela recuperação da FIAT que estava com problemas financeiros até a crise das montadoras americanas em 2008/2009.

Na Europa o Grande Punto compartilha integralmente a conceituada plataforma "gamma" com Opel Corsa europeu, no Brasil, a Fiat mantém a estrutura central da plataforma "gamma" européia, porém combina elementos de suspensão com a Idea e Stilo . Tal mudança foi necessária para adequar o veículo as más condições de pavimentação das ruas brasileiras.

O design, no entanto, foi mantido praticamente inalterado em ambos modelos, exceto pela ausência de repetidores de direção (piscas) laterais na versão brasileira.

O modelo italiano foi lançado em setembro de 2005, com estilo distinto. Nesse modelo, a frente do Punto tem estilo um pouco retrô, lembrando os carros esporte italianos dos anos 1960, especialmente os Maseratis (que também pertencem ao grupo FIAT).

No Brasil, o Punto apresenta alguns opcionais inéditos, como o novo sistema Blue & Me, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que conta com tecnologia Windows mobile e permite ao motorista desempenhar várias tarefas com comando de voz (como acionar agenda telefônica, atender chamadas telefônicas por meio de bluetoon, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS, escutar músicas em MP3, entrada USB para pendrive e mp3 player). O Punto também estréia o novo logotipo vermelho da Fiat, embora o logotipo azul não tenha sido excluído dos outros carros da marca. O espaço interno por ter entre-eixos 2,51 m da a ele um bom espaço, principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas o porta-malas comporta apenas 280 litros. O Grande Punto tem classificação entre compacto premium pelo porte geral, acabamento e preço, e entre os médios pelo entreeixo.
No final do primeiro semestre do ano de 2
010 a Fiat fez modificação nas versões disponíveis, com a adoção dos novos motores E.torQ, fabricados pela FPT, na unidade da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná.
Com isso a Fiat corrigiu dois pontos fracos apontados pelos críticos. Primeiro a opção de um motor mais forte que o Fire 1.4, no caso o 1.6 16v de 117cv; segundo a adoção de um motor menos áspero e mais moderno, caso do 1.8 de origem GM pelo 1.8
16v de 132cv.
Outra grande novidade na linha 2011 foi a adoção do câmbio automatizado Dualogic®, que já estava disponível em outros modelos desde a linha 2010. Inicialmente o novo câmbio estava disponíve
l apenas para as versões com motor 1.8 16V, porém a Fiat acaba de estender a opção para a versão essence 1.6 16V. Dentro desta mesma linha surgiram críticas pelo fato de o modelo não haver entre os itens opcionais a mudança de marchas por borboletas, que foram adotadas no Stilo o ano anterior.

Novas versões, modelo 2011 em diante

Antigas versões

Novas versões

1.4 Fire 86cv

1.4 Attractive 86cv

1.4 ELX 86cv

1.6 16V Essence 117cv

1.8 HLX 115cv

1.8 16v Essence 132cv

1.8 Sporting 115cv

1.8 16v Sporting 132cv

1.4 16v T-JET 152cv

1.4 16v T-JET 152cv

Prêmios

  • 11º Eleição dos Melhores Carros Best Cars Web Site - 2009
  • 10º Eleição dos Melhores Carros Best Cars Web Site - 2008
  • Carro do Ano 2008 - Revista Autoesporte
  • Carro Nacional do Ano - Abiauto
  • Carro Abiauto do Ano - Abiauto
  • Melhor Carro Nacional, acima de 1001cc - Top car TV
  • Melhor Comercial do Ano, categoria produto - Top car TV
  • Carro Interamericano 2008 - FIPA ( Federação Internacional de Periodistas de Automovil)
  • Big Idea Chair - Prêmio Yahoo Brasil, pela campanha inovadora de lançamento do Fiat Punto pelo celular antes dos formatos tradicionais da internet.

Competições

O Punto sempre foi popular entre pilotos de corrida amadores devido ao baixo custo e à vasta disponibilidade de peças de reposição. São produzidas várias versões do Punto homologadas para competições, como o Punto Rali, o Punto S1600 e o Punto Abarth. O mais novo modelo de rali, baseado na terceira geração do carro, chamado Super 2000 Punto Abarth, foi revelado em 2005. É um modelo com tração 4x4 e equipado com motor 2.0 litros de 16 válvulas desenvolvendo 280 hp.

Fiat Punto venceu vários campeonatos de rali, especialmente:

  • Campeonato Italiano de Rali de 2003 e 2006
  • Campeonato Europeu de Rali 2006
  • Desafio internacional de Rali de 2006

A versão de competições do Punto pode ser encontrado em diversos vídeo games, como Colin McRae Rally 04, Colin McRae: DiRT e Sega Rally Revo.

Participa das seguintes competições:

  • Itália - Campeonato Italiano de Rali
  • Europa - Campeonato Europeu de Rali