Não se deve confundir o Punto europeu (das mesmas dimensões do Fiat Palio) com o modelo brasileiro, conhecido como Grande Punto na Europa (foto). O Punto é o sucessor do Uno nos países desenvolvidos e surgiu no final de 1993, em 2005 surgiu o Grande Punto (Europa), desenhado por Giorgetto Giugiaro, para suprir uma lacuna entre o Punto e o Stilo, no período do frustrado acordo industrial entre GM e Fiat.
Em agosto de 2007 o Grande Punto foi lançado no Brasil com tecnologia bicombustível. Seus concorrentes diretos são o francês Citroën C3 e o alemão Volkswagen Polo.
Em 2005/2006 chegou a ser o carro mais vendido da Europa e, ao lado do Bravo (sucessor do Stilo) e do recém lançado Cinquecento (Fiat 500) são responsáveis pela recuperação da FIAT que estava com problemas financeiros até a crise das montadoras americanas em 2008/2009.
Na Europa o Grande Punto compartilha integralmente a conceituada plataforma "gamma" com Opel Corsa europeu, no Brasil, a Fiat mantém a estrutura central da plataforma "gamma" européia, porém combina elementos de suspensão com a Idea e Stilo . Tal mudança foi necessária para adequar o veículo as más condições de pavimentação das ruas brasileiras.
O design, no entanto, foi mantido praticamente inalterado em ambos modelos, exceto pela ausência de repetidores de direção (piscas) laterais na versão brasileira.
O modelo italiano foi lançado em setembro de 2005, com estilo distinto. Nesse modelo, a frente do Punto tem estilo um pouco retrô, lembrando os carros esporte italianos dos anos 1960, especialmente os Maseratis (que também pertencem ao grupo FIAT).
No Brasil, o Punto apresenta alguns opcionais inéditos, como o novo sistema Blue & Me, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que conta com tecnologia Windows mobile e permite ao motorista desempenhar várias tarefas com comando de voz (como acionar agenda telefônica, atender chamadas telefônicas por meio de bluetoon, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS, escutar músicas em MP3, entrada USB para pendrive e mp3 player). O Punto também estréia o novo logotipo vermelho da Fiat, embora o logotipo azul não tenha sido excluído dos outros carros da marca. O espaço interno por ter entre-eixos 2,51 m da a ele um bom espaço, principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas o porta-malas comporta apenas 280 litros. O Grande Punto tem classificação entre compacto premium pelo porte geral, acabamento e preço, e entre os médios pelo entreeixo.
No final do primeiro semestre do ano de 2010 a Fiat fez modificação nas versões disponíveis, com a adoção dos novos motores E.torQ, fabricados pela FPT, na unidade da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná.
Com isso a Fiat corrigiu dois pontos fracos apontados pelos críticos. Primeiro a opção de um motor mais forte que o Fire 1.4, no caso o 1.6 16v de 117cv; segundo a adoção de um motor menos áspero e mais moderno, caso do 1.8 de origem GM pelo 1.8 16v de 132cv.
Outra grande novidade na linha 2011 foi a adoção do câmbio automatizado Dualogic®, que já estava disponível em outros modelos desde a linha 2010. Inicialmente o novo câmbio estava disponível apenas para as versões com motor 1.8 16V, porém a Fiat acaba de estender a opção para a versão essence 1.6 16V. Dentro desta mesma linha surgiram críticas pelo fato de o modelo não haver entre os itens opcionais a mudança de marchas por borboletas, que foram adotadas no Stilo o ano anterior.
Novas versões, modelo 2011 em diante
Antigas versões | Novas versões |
1.4 Fire 86cv | 1.4 Attractive 86cv |
1.4 ELX 86cv | 1.6 16V Essence 117cv |
1.8 HLX 115cv | 1.8 16v Essence 132cv |
1.8 Sporting 115cv | 1.8 16v Sporting 132cv |
1.4 16v T-JET 152cv | 1.4 16v T-JET 152cv |
Prêmios
- 11º Eleição dos Melhores Carros Best Cars Web Site - 2009
- 10º Eleição dos Melhores Carros Best Cars Web Site - 2008
- Carro do Ano 2008 - Revista Autoesporte
- Carro Nacional do Ano - Abiauto
- Carro Abiauto do Ano - Abiauto
- Melhor Carro Nacional, acima de 1001cc - Top car TV
- Melhor Comercial do Ano, categoria produto - Top car TV
- Carro Interamericano 2008 - FIPA ( Federação Internacional de Periodistas de Automovil)
- Big Idea Chair - Prêmio Yahoo Brasil, pela campanha inovadora de lançamento do Fiat Punto pelo celular antes dos formatos tradicionais da internet.
Competições
O Punto sempre foi popular entre pilotos de corrida amadores devido ao baixo custo e à vasta disponibilidade de peças de reposição. São produzidas várias versões do Punto homologadas para competições, como o Punto Rali, o Punto S1600 e o Punto Abarth. O mais novo modelo de rali, baseado na terceira geração do carro, chamado Super 2000 Punto Abarth, foi revelado em 2005. É um modelo com tração 4x4 e equipado com motor 2.0 litros de 16 válvulas desenvolvendo 280 hp.
Fiat Punto venceu vários campeonatos de rali, especialmente:
- Campeonato Italiano de Rali de 2003 e 2006
- Campeonato Europeu de Rali 2006
- Desafio internacional de Rali de 2006
A versão de competições do Punto pode ser encontrado em diversos vídeo games, como Colin McRae Rally 04, Colin McRae: DiRT e Sega Rally Revo.
Participa das seguintes competições:
- Itália - Campeonato Italiano de Rali
- Europa - Campeonato Europeu de Rali
tenho um punto
ResponderExcluira protecao do carte e fragio