Fiat Stilo


Fiat Stilo é um automóvel fabricado pela Fiat. Situa-se acima da categoria do Punto (Hatch Premium). É considerado um Hatch Médio. E mesmo após anos no mercado ainda é considerado um dos mais modernos do país, pelo fato de oferecer, itens de segurança que não estão disponíveis em automóveis muito mais vendidos e de maior prestígio no mercado, como o Honda Civic e Toyota Corolla.


Histórico

O Fiat Stilo chegou ao Brasil em 2002 como modelo 2003, nas versões 1.8l 8v, 1.8l 16v, de 4 cilindros, e Abarth 2.4l FiveTech(idêntico ao do Marea 2.4l de 5 cilindros) e 167 cv( 3 cv a mais do que no marea). É um projeto muito moderno, de nível internacional.

Em 2005 foi lançada a versão Schumacher Season, para homenagear Michael Schumacher quando ele se aposentou da Fórmula 1 na Ferrari. Foi Vendida nas cores amarela e vermelha somente e com rodas exclusivas. Posteriormente, as cores preta e prata também foram vendidas.

Em 2006, o Stilo aderiu a onda dos flex com o motor 1.8l 8v e o novo Schumacher 2006. Outro componente único do Stilo é o teto solar (Sky Window) que é a marca registrada desse automóvel.

Em 2007, chegou ao brasil a versão Sporting, com motor 1.8 8v Flex, que vem de série com ar-condicionado Dual-Temp e Rádio Connect com CD player, leitor de mp3/wma, entrada Ipod e USB, e viva-voz Bluetooth, teto solar Sky Window , rodas aro 17" e Piloto Automático.

Em 2008, todas as versões ganharam a opção de cambio automatizado dualogic, além de alguns retoques no exterior como novas lanternas, tendo sido eleito pela revista Quatro Rodas a compra do ano, superando concorrentes defasados como o Golf "brazilian edition" (defasado em dez anos em relação ao europeu). ( Em 2009, foi lançado a versão Blackmotion, que se tornou a versão topo de linha.

O FIAT Stilo foi criado originalmente na Itália, sede das atuações da montadora. Mas lá já sofreu alguns retoques em sua carroceria, alterando o design da tampa do porta-malas. Naquele país ele tem uma derivação perua, denominada Fiat Stilo Multiwagon.

Mercado

Seus concorrente diretos no mercado são o Volkswagen Golf, Ford Focus, Opel Astra/Chevrolet Astra, Vectra GT e Peugeot 307.

O Stilo chegou ao Brasil inovando em termos de design e equipamentos, pois foi o primeiro hatch médio nacional com carroceria inspirada em minivans e o primeiro automóvel nacional a contar com a tecnologia Bluetooth de telecomunicação. É um dos carros mais bem equipados. Foi um dos primeiros automómeis nacional a contar com o cambio dualogic.

Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 2002 e de 2003.

Futuro

Ele já ganhou um sucessor na Europa, o novo Bravo, que foi lançado no Brasil em novembro de 2010, sendo que a Fiat já anunciou que o Stilo não irá conviver com o Bravo. O Stilo ganhou em 2008 câmbio Dualogic Automatizado, onde se tem opção de câmbio Manual no volante e na manopla de câmbio sem embreagem (automatizado) e se pode mudar para automático com o carro andando. Ganhou também leves retoques na aparência, ficando semelhante ao modelo já fora-de-linha italiano. No Brasil, as últimas 4.000 unidades foram fabricadas em setembro de 2010.

Desempenho

Apesar de contar com uma grande variedade de equipamentos, seu motor ainda gera polêmica. Produzido por uma joint venture entre Fiat e GM, o Stilo 1.8 8v e o 16v é equipado com o mesmo motor utilizado nos carros da Chevrolet no Brasil, como Corsa, Montana e Meriva que, para um veículo de sua categoria, não tem o mesmo desempenho de um motor mais moderno como o do Peugeot 307 2.0 16v, Renault Mégane 2.0 16v, porém é equivalente aos chamados "nacionais", como o Chevrolet Astra 2.0 (140cv) e o Golf 2.0 (120cv). As maiores críticas vão para as versões "esportivas" como a Sporting.

A única versão que chegou a ser uma verdadeira esportiva é a Abarth que contém motor 2.4 20v, a mesma que equipava o Marea, mas que não foi bem sucedida em vendas, pelo alto preço.

6 comentários:

  1. tenho um Blackmotion com suspençao a ar e um som legal ta maravilhoso faz muita vista

    ResponderExcluir
  2. Eu amo meu Sporting 2008 completo e nao troco por um Bravo 2011 nem se me voltarem um dinheiro...

    ResponderExcluir
  3. Mais moderno do país? Com esse design ?

    Fala sério...

    Fiat Stilo = Fiat Tipo

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo.. axo o Stilo um belo carro.. e quase comprei um.. dois fatores pesaram contra: O BRAVO, que naturalmente iria matar o Stilo.. Segundo fator: RODA! a FIAT substituiu parte do mecanismo de fixaçao da roda, se nao me engano, o cubo, por Ferro fundido, o q eh totalmente errado, em virtude do comportamente mecanico do ferro.. e por conta disso, a roda do stilo sofria risco de se soltar em movimento, o q causou alguns acidentes, ateh mesmo fatais.. PARA PIORAR, A FIAT NAO ASSUMIU O DEFEITO E SOH SE PRONUNCIOU PQ FOI OBRIGADA JUDICIALMENTE!
    Isso tirou o pouco de credibilidade q eu tinha na marca.. uma pena.. pois o Stilo eh um carrao..
    confortavel.. bem acabado (o que eh raro na FIAT)
    ele inovou com o sistema de freio e controle de traçao.. eh fato..
    mas o primeiro carro com cambio dualogic foi o Chevrolet Meriva..
    corrija seu texto, amigo..
    abrs

    ps: nao se iluda com o Bravo, eh um carro normal, com motor normal(convem citar q ele tem 1cv a menos que o Brava, que deu lugar ao estilo) e com acabamento pessimo.. e custa uma furtuna..

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas informações talick.canella,texto corrigido.

    Realmente não morro de amores pelos carros da Fiat,mas como esse blog é um blog democrático,falo dos maiores icones de cada marca.

    abçs

    ResponderExcluir