Ford Focus



Ford Focus é um automóvel lançado na Europa em 1998 para suceder o Escort e competir com os modernos Fiat Brava, Opel Astra (Chevrolet no Brasil) e Volkswagen Golf. Moderno, prático, mais silencioso e aerodinâmico, o Focus veio para fazer o mesmo sucesso que o antecessor Escort havia tido. Uma de suas inovações na categoria foi a suspensão traseira multibraço. Começou a ser produzido em 2000, na planta de General Pacheco, Argentina, de onde, desde então, é exportado ao Brasil.
No mundo
O modelo médio-compacto da Ford é vendido na Europa, Ásia, Oceania e América Latina (todos na segunda geração) e nos Estados Unidos (uma geração alternativa baseada na primeira, que a Ford brasileira cogitou, mas por seu desenho muito tímido foi engavetado).
A primeira geração foi lançada na Europa em 1998 e chegou aos EUA um ano depois. Em 2004 os europeus receberam a segunda geração, mas os norte-americanos se mantiveram na primeira, que em 2007 recebeu ampla reformulação visual e no interior.
No Brasil
Ford Focus da primeira geração.
O Focus chegou ao Brasil em 2000 com carrocerias hatch de cinco portas e sedã de quatro portas. As opções station wagon e de três portas não foram lançadas no país.
O Focus foi, de certa forma, esquecido pelo departamento de marketing da empresa estadunidense, no Brasil, que deu mais ênfase a modelos como Fusion, Ecosport e Fiesta. Em abril de 2007 recebeu o motor Zetec Rocam 1,6-litro Flex, com 105 cv a gasolina e 113 a álcool, que pôde dar novo fôlego às vendas ao Focus.
A primeira geração, chamada de MK1 (2001 a 2003), foi lançada no Brasil com nas versões:
GL: 1.8 16v Zetec (manual)
GLX: 1.8 16v (manual) e 2.0 16v Zetec (manual de 126 cv e automático de 130 cv)
Ghia: 2.0 16v Zetec (manual de 126 cv e automático de 130 cv)
XR: 2.0 16v Zetec (manual de 126 cv)

Ao receber o facelit, em 2004, passou a ser chamado pelos proprietários, por MK1,5, perdeu o motor 1.8 16v, e ganhou o 1.6 8v Rocam, Foi extinta também a versão esportiva, XR, ficando assim:
GL: 1.6 8v Rocam (manual de 105 cv)
GLX: 1.6 8v Rocam (manual de 105 cv) e 2.0 16v Zetec (manual de 126 cv e automático de 130 cv)
Ghia: 2.0 16v Zetec (manual de 126 cv e automático de 130 cv)

Na segunda metade de 2005, até início de 2007, fora aposentado o motor Zetec, e implementado o moderno Duratec, ficando assim:
GL: 1.6 8v Rocam* (manual de 105 cv)
GLX: 1.6 8v Rocam* (manual de 105 cv ) e 2.0 16v Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 145 cv)
Ghia: 2.0 16v Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 145 cv)
 
As versões com a motorização 1.6, ganharam o recurso FLEX, no modelo 2008, com potência de 105 cv na gasolina e 112 cv usando etanol.

    Em 2008, lançado oficialmente no Brasil, a segunda geração do Focus (MK2,5*), também fabricado na Argentina, e num primeiro momento, apenas com a motorização 2.0, ficando assim:
    GL MK1,5: 1.6 8v Rocam Flex (manual de 105/112 cv)
    GLX MK1,5: 1.6 8v Rocam Flex (manual de
    105/112 cv)
    GLX MK2,5: 2.0 16v Duratec HE (manual de 145 cv e automático de 145 cv)
    Ghia MK2,5: 2.0 16v Duratec HE (manual de 145 cv e automático de 145 cv)
     
    A versão MK2, lançada em 2006 na europa, não chegou a ser vendida no Brasil. Recebemos, então, a geração MK2 com facelit (MK2,5), lançado no final de 2007 no velho continente.

      Em 2009, a Ford parou de produzir o Focus de primeira geração (MK1,5), e implantou a motorização Sigma 1.6 Flex e criou a versão de entrada, chamada GL, ficando assim:
      GL: 1.6 16v Sigma Flex (manual de 112/116 cv)

      GLX: 1.6 16v Sigma Flex (manual de 112/116 cv) e 2.0 16v Duratec HE (manual de 145 cv e automático de 145 cv)
      Ghia: 2.0 16v Duratec HE (manual de 145 cv e automático de 145 cv)

      Em 2010, a Ford passou a comercializar as versões GLX e Ghia, equipados com o motor Duratec, na versão Flex:
      GL: 1.6 16v Sigma Flex (manual de 112/116 cv)
      GLX: 1.6 16v Sigma Flex (manual de 112/116 cv) e 2.0 16v Duratec HE Flex (manual e
      automático de 143/148 cv)
      Ghia: 2.0 16v Duratec HE Flex (manual e automático de 143/148 cv)

      Notas: Houve uma versão denominada ST, no mercado brasileiro em 2005, mas este era apenas um conjunto estético, com spoilers e aerofólio, e que poderia equipar qualquer versão, desde a GL ao Ghia.
      Breve histórico no Brasil
      2000: Lançamento nas versões básica (motor 1,8 16v de 115 cv para hatch e 2,0 16v de 130 cv para sedã) e Ghia (2,0 16v de 130 cv para hatch e sedã). É o primeiro modelo em sua categoria com suspensão traseira multibraço.
      2003: Série especial XR 2,0 16v com acabamento esportivo, rodas de 16 pol e teto solar, disponível apenas na cor prata. Opção de câmbio automático para o motor 2,0 16v. Teto solar ganha controle elétrico. Alteração interna com troca do revestimento aveludado claro pelo tecido cinza escuro. A versão 2,0 com câmbio manual passa a ter 126 cv.
      2004: Substituição do motor 1,8 16V pelo 1,6 Zetec Rocam de 102,5 cv, de início no hatch (GL e GLX) e mais tarde no sedã (GLX). Mudanças de estilo (faróis, parachoques). Versões GLX e Ghia 2,0 16v permanecem.
      2005: Substituição do motor Zetec 2,0 16V pelo Duratec 2,0 16V nas versões GLX e Ghia. A potência passa de 126 para 147 cv, com câmbio manual, e de 130 para 140 cv com câmbio automático.
      2007: Lançamento do motor 1,6 Flex de 105/113 cv para versões GL e GLX.
      2008: Lançamento da segunda geração em versões sedã e hatch, ambos na versão GLX e Ghia, com motor 2,0 16v a gasolina de 145 cv e câmbio manual ou automático. Saem de produção as mesmas versões da primeira geração. GL e GLX 1,6 (sedã e hatch) permanecem.
      2010: Lançamento da versão 1.6 16V Flex de 115 cv e a criação da versão GL para a nova geração e a chegada do motor 2.0 16V Flex de 148 cv.

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