Chevrolet Vectra









Vectra é um carro produzido, no Brasil, pela Chevrolet. O primeiro modelo, no Brasil, foi lançado em 1993, com a missão de substituir o Chevrolet Monza, contudo, foi redirecionado para um segmento superior do mercado, mais próximo do Chevrolet Omega e mais distante do Monza. Em seu início contava com motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0 l de 8v.

A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. A versão de 2.0 l 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l.

Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e suas vendas decresciam a passos largos, já que não acompanhou, no Brasil, a remodelação sofrida pelo modelo alemão. O golpe de misericórdia foi dado pela chegada de outros modelos mais modernos e a atualização do Chevrolet Astra brasileiro, que canibalizou as vendas do Vectra. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.








O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite. O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), o mesmo que equipa a versão Elegance. Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de Flex Power. Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com motor 2.0 l 8v, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como por exemplo: rodas de liga leve (no Expression elas são aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital(no Expression ele é manual), com um preço muito competitivo diante de outros carros médios da mesma categoria.

O Vectra Elegance sai de fábrica equipado com ar-condicionado eletrônico com saída para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de 16 polegadas, tem a possibilidade de câmbio automático como opcional.

O Vectra Elite tem câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro e aparatos eletrônicos como controlador automático de velocidade e sensor de chuva no pára-brisa e rodas de 17 polegadas.

Com maiores dimensões, o Vectra C alemão, que já saiu de linha, tinha um padrão de acabamento muito superior ao similar brasileiro, disputando o mercado europeu com Volkswagen Passat e Ford Mondeo. O Vectra C alemão, da Opel, foi substituído na Europa pelo Opel Insignia.

A terceira geração do modelo foi desenvolvida no Brasil. O carro brasileiro foi desenvolvido a partir do aperfeiçoamento da plataforma da Chevrolet Zafira, com entre-eixos de 2,70 metros. Seu desenho ganhou as linhas do Opel Astra de terceira geração, com formato de carroceria sedan, não disponível no continente europeu, e cujas linhas acabaram sendo adotadas no final de 2006 em lançamento da versão sedan na Europa. O design interno também foi baseado no do Astra C alemão, utilizando alguns elementos dos demais veículos da marca, como difusores de ar do Chevrolet Meriva. O carro nacional tem 4,60 metros de comprimento e é um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil. No acumulado de vendas de 2006, fica atrás apenas do Toyota Corolla e Honda Civic, concorrentes menores, menos equipados e mais baratos.

Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra "Next Edition", uma reestilização sobre o desenho da terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cvs quando abastecido com álcool, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção. Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo. Já o motor 2.4 16v saiu de linha em 2009 porque a GM não considerou vantajoso submetê-lo às mesmas alterações pelas quais passou o 2.0 8v para adequação de seus índices de emissão de poluentes da norma L5 do Proconve. Contribui para essa decisão a alíquota de imposto mais alta para veículos com cilindrada acima de 2 litros e a baixa procura pela versão mais potente.

Um comentário:

  1. na verdade mesmo, o vectra atual no Brasil é apenas um astra europeu vendido aqui com nome de vectra e preço de vectra...o verdadeiro vectra é muito caro para competir aqui Brasil com os outros carros com o preço próximo...sem contar que o vectra atual no Brasil não cara nem bunda de vectra e sim de astra...agora, já o verdadeiro vectra que so é vendido lá fora, esse sim lembra bem o modelo tubarão...confira no google imagens...pesquise por "vectra europeu"...a GM faturou muito com essa jogada!!

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