O Ford Fiesta é um modelo de carro fabricado pela montadora Ford no Brasil e na Europa. No Brasil recebeu uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu origem à picape Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka (na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997.
O Ford Fiesta, veículo campeão de vendas da Ford no Brasil é um dos destaques da marca no Salão do Automóvel. A maior novidade é o protótipo Trail Concept, criado no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford em Camaçari, na Bahia. A função do modelo, exibido em primeira mão, na cor laranja “Orange Crush”, é servir como exercício de estilo para testar a aceitação de novas propostas de design que poderão ser seguidas pela linha no futuro.
Outras quatro versões atuais do Fiesta estão incluídas na exposição, sendo duas Hatch e duas Sedan, com motores Flex 1.6 e 1.0 e equipadas com acessórios originais Ford. O Fiesta Hatch Flex 1.0 traz rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e soleiras. O modelo Hatch Flex 1.6 é personalizado com o kit ST, composto de aerofólio, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro, além de soleiras, tapetes, manopla e pedaleiras esportivas.
O Fiesta Sedan Flex 1.0 exibe rede porta-objetos no porta-malas e soleiras. O Sedan Flex 1.6 também é incrementado com o kit aerodinâmico - aerofólio, saias laterais e spoiler dianteiro - além de rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, rede porta-objetos no porta-malas, CD-player com MP3, manopla e pedaleiras esportivas.
No Brasil, foi lançado em 1995, como modelo importado da Espanha, no estilo de carroceria da 3a. geração (MK3), nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento bom comparado aos concorentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I, Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.
No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, reestilizado, no estilo MK4, mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência do seu segmento, entre os modelos nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas.
Em 2000 sofre alteração leve no design, apresentando um conjunto frontal mais agressivo, e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes, porém menos econômicos. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14″ e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até hoje, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e laterais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.
Por fim, em 2003, chega a nova geração, MK5, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos. Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).
Em 2007 o modelo passou por uma reestilização leve, ganhando um interior menos simplório, com novas linhas, texturas, tecidos e cores, e modificações externas, como nova frente, mais robusta, e nova traseira, com lanternas de lentes transparentes.E a antiga serie Trail deixa de ser um conjunto de acessórios instalados nas concessionárias para ser uma versão de série.
Curiosidades: Derivado do último modelo (o Mk5) e baseado no europeu Ford Fusion (pequeno utilitário mais urbano - não confundir com o sedan mexicano, de mesmo nome), surgiu o Ford EcoSport.
Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:
Hatch 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Sedan 1.0 FLEX/1.6 FLEX
O veículo também possui kits de personalização (acessórios) originais de fábrica: Kits Pulse, Fly e Class.
A Ford lança 2010 o New Fiesta que vem importado do méxico aqui para o brasil.
O carro tem um motor 1.6 16v flex a álcool se obtem 115cv e a gasolina 110cv.
O carro terá 3 versões, na primeira de entrada ele já traz uma série de itens como computador de bordo,direção elétrica,mp3 player e outros itens essa versão custa R$ 49.900.
Já na versão "intermediária" o carro conta com ABS além de todos os itens da primeira versão, esse modelo custa R$ 51.150.Já a versão "top" além de trazer todos esses itens ainda vem com bancos de couro e 7 airbags(o que é inédito num veículo desse segmento),essa versão chega por R$ 54.900.
O carro obrigará seus concorrentes a rever alguns conceitos já que o carro possui alguns itens a mais do que os concorrentes e tem um preço muito mais baixo.Pelo visto agora a "briga" vai ficar acirrada e quem ganha com isso somos nós que temos agora mais uma opção de escolha.
Motores do Ford Fiesta
1.0 8V Endura-E gasolina - 51.5 cv líquidos
1.0 8V Zetec Rocam gasolina - 65 cv líquidos
1.0 8V Zetec Rocam Supercharger gasolina - 95 cv líquidos
1.0 8V Zetec Rocam flex - 71/73 cv líquidos
1.3 8V Endura-E gasolina - 58.1 cv líquidos
1.4 16V Zetec-SE importado gasolina - 88.8 cv líquidos
1.6 8V Zetec Rocam gasolina - 95 cv líquidos
1.6 8V Zetec Rocam flex - 105/111 cv líquidos
1.6 8V Sigma flex – 110/115 cv líquidos
Nosso amigo Aleo nos deu uma informação bem interessante,A Ford realizou uma campanha em que novos talentos criariam o modelo Fiesta de 2020.
Acessem o twitter : http://twitter.com/Fiesta2020
e veja quais foram os ganhadores.
Faltou dizer que a Ford fez uma ação no último salão do automóvel com faculdades para dar a cara do Fiesta de 2020. O projeto @fiesta2020 no twitter :)
ResponderExcluirlol! rox!
ResponderExcluirlook:
http://pig-big.blogspot.com/
http://pig-big.blogspot.com/
http://pig-big.blogspot.com/
xD!
Bem interessante essa informação da ação realizada pela Ford Aleo,irei mencionar no texto.Obrigado!
ResponderExcluirAte agora só vi o New Fiesta sedan aqui em Fortaleza.
ResponderExcluir