Ford Fusion

Hoje irei falar do Ford Fusion,sitado no post sobre o Chevrolet Omega.

Pra mim é o sedãn que mais me atrai entre os mais "populares do Brasil",como o Honda Civic,Toyota Corolla e o Hyndai Azera,que sera citados neste post e terão postagens especificas sobre cada modelo futuramente.

Bem o Ford Fusion é um sedan da Ford produzido na fábrica de Hermosillo, México. Foi lançado no mercado americano em 2005 com motor V6 e um ano depois recebeu o motor 2.3L Duratec (o mesmo do Focus, Mondeo e EcoSport, mas ampliado).

Em 2006 começou a ser comercializado no Brasil somente na versão SEL com motor 2.3L, sendo um sucesso de vendas devido ao preço competitivo. A segunda geração começou a ser fabricada em 2009, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.


Ford Fusion 1ªG


Construtor:

Ford

Produção:

2005 - 2009

Antecessor:

Ford Mondeo

Classe:

Sedan Médio de Luxo

Layout:

motor e tração dianteiros

Motor:

2.3L Duratec 23 (l4)

Caixa de velocidades:

Automática, 5 velocidades

Distância entre os eixos (mm):

2.727mm

Comprimento (mm):

4.832mm

Largura (mm):

1.835mm

Altura (mm):

1.453mm

Peso bruto (kg):

1.523 kg (em ordem de marcha)

Depósito (l):

66,24L

Modelo do Ford Fusion vendido no Brasil.

O Ford Fusion foi feito com base (plataforma, motor, câmbio, suspensão) do Mazda 6, um carro robusto e de renome mund

ial. Sendo fabricado no México, o Fusion se beneficiou do acordo de livre comércio entre o Brasil e o México, que não cobra taxa de importação para carros fabricados no outro país. Sendo assim, o Fusion foi

disponibilizado no Brasil com preços bastante competitivos, com preço na faixa dos sedãs médios nac

ionais tops (tais como Honda Civic EXS, Toyota Corolla SE-G, Chevrolet Vectra Elite, etc.), mesmo sendo de uma categoria superior (sedãs médio-grandes, tais como Volkswagen Passat, Honda Accord, Toyota Camry, etc.)

O Fusion começou a ser vendido no Brasil a partir de 2006 e somente na versão top (SEL). Em 2007 foi trazida a linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já disponíveis, além de outros itens de série, como sen

sor de estacionamento instalados nos pára-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de som com 10 auto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 air bags (2 frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com 162 cv de potência (capaz de fazer de 0–100 km/h em 10,3 segundos). É um dos maiores sedã da sua categoria com 4,83 m de comprimento.

Motores

2.3 L Duratec 23 I4 162 cv e 20,7 m.kgf a 4.500rpm.

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 s

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo

Cidade: 9,8 km/l

Estrada: 14,6 km/l

Cores Disponíveis

Preto Chamonix

Prata Baden

Branco Málaga

Azul Toulouse

Cinza Bernau

Verde Nápolis

Vermelho Moscou

Segunda geração

Ford Fusion 2ªG


Construtor:

Ford

Produção:

2009 - hoje

Classe:

Sedan Médio de Luxo

Layout:

motor e tração dianteiros, tração integral na V6

Motor:

2.5 L Duratec 25 (l4), 3.0 L Duratec 30 (V6)

Caixa de velocidades:

automática, 6 velocidades (trocas seqüenciais no V6)

Distância entre os eixos (mm):

2727 mm

Comprimento (mm):

4832 mm

Largura (mm):

1835 mm

Altura (mm):

1445 mm

Peso bruto (kg):

1523 kg (I4), 1.650 kg (V6)

Depósito (l):

66,24 l (I4), 62L (V6)

A segunda geração do Ford Fusion começou a ser produzida em 2009 já como modelo 2010. A plataforma continuou a mesma (assim comos as dimensões do carro), mas com alterações nos motores e câmbios. O motor 2.3L foi ampliado para 2.5L, com a potência aumentada de 162cv para 170cv (uma das reivindicações dos consumidores) e a caixa de câmbio passou a oferecer 6 marchas, ao invés das 5 do anterior, assim o câmbio ficou melhor escalonado, aproveitando melhor o motor. Porém, a maior novidade foi a disponibilização para o mercado brasileiro do motor 3.0L V6 de 243cv, preenchendo uma lacuna no mercado para combater o Hyundai Azera, que é disponibilizado somente com motor V6 a preços mais baixos que o Ford Fusion.

Atendendo a pedidos, o Ford Fusion teve seu diâmetro de giro reduzido (facilitando as manobras) e suspensão ligeiramente mais firme (melhorando a estabilidade). O Fusion ganhou em todas as versões iluminação permanente de instrumentos Ice-blue, 2 tweeters traseiros (12 auto-falantes no total), ar condicionado dual-zone (controle individual de temperatura para motorista e passageiro), direção com assistência elétrica, controle de tração, controle de estabilidade e ajuste elétrico do banco do passegeiro (do motorista já existia na versão anterior). O teto solar e a pintura metálica continuam a ser os únicos opcionais para ambas as versões.

A versão V6 ainda possui o sistema de entretenimento Ford Sync (que possui rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth/USB e disco rígido de 10 gb), câmbio com opção para troca seqüenciais de marcha e tração integral, que trabalha sob demanda, tracionando as rodas traseiras quando há perda de aderência nas rodas dianteiras. Devido ao sistema de tração integral, o tanque da versão V6 é menor, tendo 62L ao invés dos 66L da versão 4 cilindros. Na versão brasileira o GPS do Ford Sync não possui mapas brasileiros, sendo que a Ford afirmou que irá disponibilizá-los no futuro.

Motores

2.5 L Duratec 25 I4 173 cv a 6.000rpm e 22,9 m.kgf a 4.000rpm.

3.0 L Duratec 30 I4 243 cv a 6.550rpm e 30,8 m.kgf a 4.300rpm.

Desempenho

2.5L I4

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 s

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

3.0L V6

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo

2.5L I4

Cidade: 11 l/100km

Estrada: 8 l/100km

3.0L V6

Cidade: 14 l/100km

Estrada: 10 l/100km

Cores Disponíveis

Preto Bristol

Prata Munique

Branco Sibéria

Azul Florence

Cinza Berlin

Verde Lion

Vermelho Ibiza

O painel digital do Ford Fusion Hybrid mantém os registros das melhorias atingidas no estilo "eco-driving" (acima) e do tipo de propulsão que está sendo utilizado pelo veículo (abaixo).

Versão híbrido elétrico

Ford Fusion Hybrid

O modelo híbrido elétrico do Ford Fusion foi lançado nos Estados Unidos em março de 2009 como modelo 2010, simultaneamente com seu gêmeo, o Mercury Milan Hybrid.A versão brasileira do Fusion Hybrid será mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começarão em novembro de 2010 a um preço de R$133.900. O Fusion Hybrid será o será o primeiro modelo do tipo híbrido completo disponível no Brasil.

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