Toyota Corolla

Com mais de 40 anos de vida o Corolla é considerado o “Best Seller” da Toyota sendo atualmente o carro mais vendido no mundo. No Brasil desde 1998 o Corolla conseguiu agradar graças a uma mecânica confiável aliado com um design amigável junto com um bom espaço interno e bons equipamentos. Atualmente ele é o sedan mais vendido no Brasil,mesmo depois de sofrer um dos maiores Recais da historia,ele ainda permanece neste posto.





A História do Toyota Corolla


O Primeiro Corolla foi apresentado no Japão em 1966, dois anos depois foi lançado nos Estados Unidos. Nos primeiros anos de fabricação o Corolla trazia um motor de 1.1 litros com apenas 60cv, o que causou certa estranheza por parte dos americanos que viviam o auge da era dos carrões v8. O Corolla tinha uma proposta simples mais inovadora para época, era considerado um carro popular (o que até então praticamente não existia). O sedan da Toyota também inovava com seu câmbio manual de quatro velocidades, sendo que a maioria dos carro inclusive os mais potente e caros da época tinham apenas três marchas.

Toyota Corolla 1970 a 1980

Em 1970 o Corolla ganhou um motor mais forte, com 1.2 litros e cambio automático, já em 1971 o sedan ganhou a opção de um motor mais potente o 1.6 que produzia 102 cv. Na década de 70 o Corolla já era vendido em três versões: coupe (mostrado acima), wagon e sedan.

No ano de 1974 o Corolla o se tornou ainda mais popular com a chegada da sua terceira geração, sendo considerado durante os anos de 1974 a 1977 o carro mais vendido do mundo.

Em 1979 chegava ao mercado à quarta geração do Corolla o carro ganhou novos motores e melhorias na parte mecânica, mas tinha ainda tração nas rodas traseiras, uma marca do carro da Toyota desde o seu lançamento. Coisa que veio a mudar apenas em 1984 com a chegada da quinta geração.

Toyota Corolla 1980 a 1993

A quinta geração do Toyota Corolla apareceu em 1984, trazia como grande novidade em relação às outras seu design totalmente diferente das anteriores, já adotando linhas mais quadradas como era o padrão da época. o Corolla tinha agora tração nas rodas da frente (desde a primeira geração a tração era na traseira), suspensão do tipo McPherson e motor de 4 cilindros na transversal, o carro ganhou também versões esportivas, entre elas a SRT que trazia pintura em duas cores e a GT-S que tinha carroceria coupe.

Com o aumento das vendas a Toyota começou a produzir o Corolla nos EUA em parceria com a GMC.








Toyota Corolla 1993 a 1996. O Corolla chega ao Brasil como carro importado.

O primeiro Corolla a desembarcar no Brasil foi o da sétima geração (foto acima), época que o modelo havia passado de um simples carro popular compacto, para sedan de médio porte e que agora trazia equipamentos inovadores como freios com ABS e airbags.

O Corolla desembarcou no Brasil no inicio de 1994, depois de ser por 25 anos consecutivos o carro mais vendido do Japão e o 2° mais vendido no mundo em todos os tempos.

No Brasil era disponibilizado nas versões LE, DX (mais equipada) e Station Wagon (perua), vinha equipado com motorização 1.6 ou 1.8 16v de 115 cv de potência, trazia bons equipamentos como, ABS, airbag, ar condicionado, direção hidráulica, teto solar e transmissão automática (opcional). Mesmo assim no Brasil o modelo não chegou a implacar em vendas, devido ao seu preço elevado, e ao custo de manutenção elevado. Porém isto mudaria em breve.

Preço:

Atualmente um Corolla 1994 a 1996 é extremamente raro, e dificil de se vender, ele é encontrado por R$ 11 mil a R$ 13.900.

Toyota Corolla 1997. O Corolla ganha novo design com linhas modernas e polêmicos faróis redondos.

A oitava geração do Corolla foi lançada em 1997, o carro havia passado por remodelação completa, ganhando uma aparência nova e moderna, tanto por fora quanto por dentro, se caracterizando pelos faróis redondos que causou uma certa estranheza a primeira vista não só no Brasil quanto no mundo. O que fez a Toyota repensar o design do carro pouco mais de 1 ano depois do seu lançamento. Após isto o carro passaria a ter desenho diferente nos EUA, Japão e Europa. Esta versão era vendida ainda como importada nas carrocerias sedan e perua, trazendo sob o capô um modesto motor de 1.6 l, 16 válvulas com 107cv de potência.

Atenção! Este Corolla 1997 era importado do Japão e chegou também a ser modelo 1998, tente fugir desta versão ela é considerada rara no mercado. O que acelera sua desvalorização, além de ter um design que não agrada.

Ainda mais rara é a versão wagon deste Corolla, ele também chegou a ser vendido no país, como importado.

Preço:

O Corolla 1997 1998 ainda importado é também raro de se achar, seu preço médio gira em torno de R$ 15.500 a R$ 17.500.


Toyota Corolla 1998. O Corolla passa a ser fabricado no Brasil.

Em 1998 o Corolla passou a ser montado na fábrica da Toyota em Indaiatuba São Paulo. Em relação ao modelo que era importado o carro ganhou frente nova, saíram os faróis redondos que deram lugar a os outros mais alongados e com uma aparência melhor, o carro ficou mais limpo e sóbrio, por dentro o painel era o mesmo da versão importada com um acabamento simples, porém aconchegante.

Entre os equipamentos estava presente em todas as versões, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante com ajuste de altura, airbag para motorista e som.

O Corolla brasileiro ficou mais potente, era equipado agora com motor 1.8 16v com 116cv, seu consumo médio fica em 10km/l na cidade e 12.5km/l na cidade.

O Corolla nacional já chegou como modelo 1999, era vendido em três versões: Xli, básica, XEi,intermediaria e SE-G, top de linha. O Corolla passava agora a disputar ferozmente o mercado com Chevrolet Vectra e Honda Civic.

A primeira safra do Corolla nacional, é encontrada com facilidade nas revendas, tem uma desvalorização acentuada, porém é uma boa opção para quem procura um sedan médio, bem equipado e por um preço atrativo. Possui câmbio mecânico ou automático. Dica cuidado com a transmissão automática se apresentar problemas o concerto custa caro.

Preços:

Corolla 1999 R$ 17.500, ano 2000 R$ 19.000. 2001 R$ 19.900. 2003 R$ 20.900


Toyota Corolla 2003 2007. O Corolla passa por um merecida e aguardada

mudança.


No final de 2002 Corolla passou por mais uma mudança, ficou maior e mais confortavel desta vez o carro ganhou linhas totalmente novas, com curvas arredondadas, tendo agora uma aparência mais jovem e atual. O novo motor VVti era oferecido nas versões 1.6 de 110 cv e 1.8 16v de 140 cv.
Por dentro o carro ganhou novo acabamento e um novo painel. Um dos pontos positivos do Corolla é o consumo, o motor 1.6 conseguia fazer 11.1 km/l na cidade e 16.9km/l na estrada.
O Corolla 2002 é considerado a melhor opção para quem quer ter um Corolla usado na garagem, ele alia uma tecnologia totalmente nova em sua construção, com uma qualidade melhor de acabamento, maior espaço interno, motor mais potente e moderno, além de uma lista caprichada de equipamentos, tudo isto por um preço bastante atrativo. E é super valorizada no mercado.
Entre os equipamento há uma vasta lista, indo desde freios, com ABS, ar-condicionado, airbag duplo, vidros elétricos dianteiro e traseiro, som com CD Player, já as versões mais equipadas trazem ainda bancos e revestimentos em couro.
2004 Chega ao mercado o Corolla Filder:
Em 2004 a Toyota lançou no Brasil a versão perua do Corolla, o modelo trazia exatamente as mesmas características da versão sedan.
Em 2007 o Corolla virou Flex
O motor 1.6 saiu de linha em 2007, dando lugar ao novo motor 1.8 VVTi Flex, que passa a equipar toda a linha Corolla.

Preços:

A versão melhor é a intermediária XEi 1.6 16v, ano 2003 completa com câmbio manual tem preço médio de R$ 27.900. A versão top de linha Corolla SEG 1.8 16v, 2003 2004 com bancos de couro, câmbio automático pode ser encontrada por R$ 30.900 a R$ 31.900. Se você quiser um mais novo um Corolla XLi 2006 1.8 16v 37.000.

Toyota Corolla 2008. Chega as lojas a décima geração do Corolla que é a geração atual.


No início de 2008 chega as lojas a décima geração do Toyota Corolla. Mantendo praticamente as mesmas linhas clássicas e sóbrias que se tornaram uma marca do modelo, porém com retoques na parte frontal que recebeu faróis novos com um desenho mais moderno, assim como nova grade e pára-choque mais incorpados e robusto. A traseira recebeu lanternas novos com desenho que se projeta para fora da carroceria, e um novo desenho do pára-choque com linhas mais salientes.

Interior do Toyota Corolla 2008
O interior também sofreu modificações, ganhado um novo painel com um acabamento mais moderno. Esta geração conseguiu cumprir a dura missão de retomar a liderança do segmento no Brasil, perdida para Honda Civic nos ano anterior.

Preços:


Bem o novo Corolla 2008 usado é cotado em R$ 42.144.
Confira os preços do Toyota Corolla 2010:
Corolla Sedan XLi 1.8 16V (flex) R$ 60.980
Corolla Sedan GLi 1.8 16V (flex) R$ 64.715
Corolla Sedan XLi 1.8 16V (flex) (aut) R$ 65.010

Um comentário: